Reflexões das bolsistas
SÍNTESE DAS REFLEXOES INDIVIDUAIS DOS BOLSISTAS
Alessandra Braz
A oportunidade em participar como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência teve grande importância no processo de formação, trazendo experiências ricas que poderão ser usadas no futuro. Experiências essas que podem ser descritas como: contato direto com os professores atuantes e com a direção da escola aprendendo como se dá o funcionamento de uma escola regular, contato com as profissionais da Educação Especial, essas que nos ensinaram e nos ajudaram principalmente no primeiro contato com os alunos e, como dito anteriormente, o contato com os alunos que apresentam alguma necessidade educacional especial. Outro ponto importante no processo de formação foi à abertura que a direção da escola nos deu como bolsistas, se não tivéssemos o da direção e coordenação da escola, não teríamos tanta abertura com os professores, esse apoio se deu no momento da nossa entrada na escola e no contato com os professores, que de inicio não haviam entendido o objetivo da nossa e presença na escola.
Aline Zenaro
O PIBID este semestre me proporcionou uma visão de como uma escola funciona na prática, o quanto é importante o professor estar sempre revendo suas práticas e ações bem como sua formação, dando continuidade nesta através de cursos, pude notar o quão importante se faz a prática pedagógica e o planejamento de ensino pensado muito antes de se dar uma aula, a flexibilidade do currículo para que caso haja necessidade ele possa ser alterado. Portanto, noto que foi de extrema importância e que contribuiu muito para minha futura formação ter vivenciado como está sendo realizada a inclusão, neste primeiro semestre como bolsista PIBID pude perceber que uma gama de atividades podem ser trabalhadas com o aluno, mas também integrando os demais alunos da escola, penso que para o ano que vem muitas outras podem ser realizadas e também terem continuidade.
Ana Luiza Ferrari da Silva
O programa de iniciação à docência-PIBID tem acarretado grandes transformações, tanto na minha vida pessoal quanto profissional. Na vida pessoal, em dar mais valor aos saberes que os professores da universidade passam a nós alunos, e que nós repassaremos aos nossos alunos. E na vida profissional, de ver o quanto é gratificante poder realizar a profissão sem estar formada, podendo assim, desde já, acumulando conhecimentos e práticas que serão muito úteis quando eu for uma profissional formada.
Giani Pierobom Ceratti
Este período na escola trabalhando com o aluno e realizando os projetos para mim, foi de grande valia, principalmente para meu futuro, onde já posso ir construindo um bom conhecimento sendo este importante para minha formação profissional, e pude perceber que sempre temos que atualizar nossos conhecimentos, ou seja, nunca podemos parar no tempo, precisamos mudar nossas práticas pedagógicas, pois cada aluno reage de um jeito, uns tem mais facilidade em aprender outras tem dificuldades. Temos que ter paciência e criatividade para agradar e facilitar a aprendizagem de todos os alunos, principalmente aqueles que apresentam dificuldade, tornando as aulas interessantes e criativas, fazendo com que todos os alunos se interessem mais e participem das aulas, garantindo uma educação de qualidade à todos.
Michelli Dutra Pastorello
De modo geral, o projeto PIBID tem uma enorme contribuição para a formação profissional de qualquer licenciando. Pois, existe certa diferença entre estudar abordagens teóricas e analisar como são aplicadas na prática. Com o projeto PIBID nós licenciandos temos a oportunidade de colocar as mãos na massa, e contribuir com nossas bagagens para um meio escolar muito mais vantajoso para os alunos de hoje. Com o subprojeto da área da Educação Especial é da mesma forma. Pudemos colocar em prática parte do que aprendemos nas disciplinas. Claro que há ocasiões em que não aprendemos ainda nas abordagens e já estamos nos deparando com alguns desses momentos, porém com o auxílio de professores e supervisores, estamos caminhando perfeitamente.