Reuniões coletivas

        As orientações foram coletivas com reuniões semanais com a presença, da coordenadora de área, a orientadora, a supervisora e as bolsistas. Nas orientações semanais as bolsistas relataram as atividades desenvolvidas e/ou as dificuldades encontradas com o (a) aluno(a) na escola.

        Estas reuniões têm por objetivo conversar sobre as atividades desenvolvidas, discutir e propor alternativas para as dificuldades. Percebemos que a inclusão escolar é bem mais difícil nos anos finais, por ter vários professores. As bolsistas sentiram certa dificuldade em relação a conseguir estabelecer vínculo com o aluno, por se tratar de adolescentes, e com os professores, por estes acreditarem que os alunos deveriam estar em uma escola especializada. Nos anos iniciais foi mais fácil estabelecer um diálogo, pois era somente uma professora na sala e, com isso, conseguiram realizar um trabalho em colaboração. Diversos temas emergiram dessas discussões: como adaptar conteúdos de 6º e 7º séries que estão muito além dos conhecimentos do aluno, como estabelecer um vínculo de confiança com o aluno e o diálogo com o professor da sala regular.